O que é impressão UV e como funciona?

Nesse artigo você entende com detalhes o que é a impressão UV e como funciona esse método de impressão que traz inovação e produtividade.

  Quem participa do mercado de comunicação visual e impressões digitais certamente já está familiarizado com a impressão UV. Com a evolução tecnológica do setor ao longo dos anos, esse método conquistou seu espaço e se consolidou como uma das formas mais eficientes de impressão.

Mas para você que quer entrar nesse mercado, ou ainda não trabalha com máquinas UV e está querendo expandir sua gama de produtos, explicamos aqui todos os detalhes sobre o que é a impressão UV e como ela funciona.

O que é impressão UV?
 A impressão UV recebe esse nome porque é realizada através de radiação ultravioleta, se diferenciando assim de outras formas de impressão.
  Na impressão UV, as luzes ultravioletas agem como ?secadoras? (ou ?curadoras?) da tinta, conforme ela é impressa no material. Devido a essa tecnologia, a tinta seca instantâneamente, o que é uma das vantagens desse método de impressão.

Dessa maneira, a impressão UV, se tornou uma alternativa que une versatilidade e agilidade na produção, fato que atraiu os olhares de muitas empresas do ramo.

Além disso, oferece vantagens em relação a outros tipos de impressão já utilizados, como a impressão solvente e eco-solvente, a chamada linha vinílica, que exige certos cuidados no processo de impressão. A tecnologia UV, então, surgiu no mercado como uma ótima alternativa de impressão.

Como funciona a impressão UV?
A impressão UV é realizada através de uma tinta própria para essa tecnologia, a tinta UV. Uma das características dessa tinta é que ela é fotossensível, ou seja, sensível à luz, logo é preciso vedar qualquer exposição que a tinta possa receber. Caso contrário, ela pode coagular ou secar.
Na impressão UV, ocorre o processo chamado de Cura LED, que aplica de forma instantânea a tinta no material. O processo só pode ser realizado por impressoras UV e ocorre da seguinte forma:
  As impressoras UV são dotadas de um sistema de lâmpadas de LED que emite raios ultravioletas, atuando na secagem (ou cura) da tinta. Assim, a impressora distribui a tinta no material e em seguida, as luzes UV são especialmente projetadas para secar a tinta através de sua energia.

Dessa forma, na impressão UV, a tinta fica na superfície do material, diferentemente de outras formas de impressão como a solvente, onde ela se adere ao material e com isso perde um pouco de sua qualidade.

Vantagens da impressão UV
  A impressão UV surgiu e se consolidou no mercado pelas diversas vantagens que oferece em relação a outros tipos de impressão, como por exemplo:

Qualidade da impressão

Como dito acima, na impressão UV, a tinta ultravioleta fica na superfície do material ao ser curada pela energia das lâmpadas LED. Isso faz com que a imagem final saia nítida, com cores mais vivas e com mais durabilidade. Em outros métodos de impressão, a tinta seca naturalmente, podendo se espalhar de maneira desigual.

Sustentabilidade

Diferente das tintas solventes, a tinta UV é orgânica, ou seja, não elimina substâncias nocivas ao meio ambiente. Além de preservar a natureza, não afeta a saúde de quem está manuseando o equipamento, já que não exala cheiros fortes.

Produtividade

Devido à secagem instantânea da tinta, o material no qual foi realizada a impressão pode ser manuseado imediatamente, o que acelera etapas na produção. Assim, proporciona uma enorme vantagem em relação às outras formas de impressão, que necessitam de um longo tempo de espera para a secagem da tinta.

Versatilidade

Outro diferencial da impressão UV é a diversidade de materiais na qual ela pode ser realizada. Em razão de sua tecnologia, esse processo se adapta a qualquer superfície, até mesmo nas mais rígidas. Confere só uma pequena lista de materiais em que a impressão UV pode ser realizada:

Vidro, acrílico, chapa de espuma de PVC, cerâmica, painéis com compostos à base de alumínio, placas corrugadas, metais, madeira, MDF, papéis de parede, vinil, tela e couro.


  Para quem está ou deseja entrar no mercado de impressões digitais, isso contribui de maneira enorme para a empresa, que pode oferecer uma ampla variedade de produtos utilizando a mesma impressora. Algumas das possíveis aplicações da impressão UV são:
 Pontos de vendas, decoração de ambientes residenciais ou comerciais, sinalizações externas (consultando a durabilidade) e internas, stands de vendas, totens promocionais, painéis de informações, impressão em produtos (como exemplo: impressão em capa para celulares), impressão de embalagens, murais decorativos, entre outras aplicações.


Quer começar a trabalhar com impressão UV?
  Agora que você entendeu os detalhes sobre a impressão UV, ficou mais fácil começar a pensar em ingressar nesse segmento do mercado, não é mesmo? Aqui na AKAD, você encontra algumas das opções de impressoras UV com melhor CustoXBenefício do mercado, como a NovaJet UV TFB 1610GH, a NovaJet UV LED GTW 9060 e a NovaJet UV 2513 Revolution i3200, entre outras.

Para mais detalhes e informações sobre os equipamentos, entre em contato com os nossos consultores.

por Akad

- 7329 visualizações

    Palavras-chave: Impressora para MDF, impressora para PS, plotter impressão de grande formato, impressora solvente, impressora plotter, maquina de sublimação, impressora banner, novajet, maquina de impressão digital, impressora uv led, impressora ecosolvente, impressora a

    Confira mais publicações: