Equipamento CNC Router: tudo o que você precisa saber

Preparamos para você um guia definitivo de Routers CNC. Aqui você encontra todos os detalhes sobre esse equipamento, além de dicas de como escolher o melhor modelo para o seu negócio.

As Routers CNC conquistaram seu espaço no mercado de corte, gravação e usinagem industrial por serem extremamente versáteis, permitindo trabalhar com uma vasta gama de materiais.
As tecnologias que acompanham esses equipamentos, dos menores até os de porte industrial, facilitam e muito a produção de diversos itens, de diferentes segmentos do mercado.

Confira detalhes sobre o que é CNC Router, como funciona, quais são suas vantagens em relação a outros equipamentos e o que você deve considerar para escolher a máquina certa para o seu negócio.


O que é CNC Router?

Uma CNC Router é uma máquina fresadora que é utilizada para corte, gravação e usinagem de materiais como madeira, plástico, metal e outros. A sigla CNC, que acompanha o nome, significa controle numérico computadorizado, que é o software que realiza o processo.
As Routers CNC utilizam ferramentas rotativas, como fresa e broca, para cortar e gravar o material de acordo com o projeto que foi carregado no software de controle CNC. É amplamente utilizado na indústria de produção, artesanato, e projetos de DIY (Faça Você Mesmo).


Como funciona uma Router CNC?

Uma CNC Router funciona através da combinação de três componentes principais: a máquina física, o software de programação CNC e a ferramenta de corte. Eles participam do processo da seguinte maneira:
  1. A máquina física é composta por três eixos - X, Y e Z - que se movem independentemente uns dos outros para posicionar a ferramenta de corte em relação ao material.
  2. O software de programação CNC é usado para criar um arquivo de programa que contém as instruções para a máquina sobre como cortar ou modelar o material.
  3. A ferramenta de corte da máquina é controlada pelos movimentos dos eixos X, Y e Z para cortar ou modelar o material de acordo com as instruções do programa CNC.
O processo começa com o desenho ou projeto da peça a ser produzida. Ele pode ser criado em um software de desenho como AutoCad, Corel Draw, entre outros. Depois, é gerado o arquivo G-code, que é a linguagem de programação para a máquina CNC.
Este arquivo, então, é carregado no software de controle da máquina, onde é feita a simulação da usinagem e pode ser ajustado se necessário. A máquina é então ligada e o arquivo G-code é enviado para a máquina, que então começa a cortar ou modelar o material de acordo com as instruções do programa CNC.

Quais são as vantagens de trabalhar com uma Router CNC?

Utilizar uma CNC Router no seu negócio te permite várias possibilidades de áreas de atuação no mercado. Isso porque uma router CNC pode ser usada para produzir uma variedade de produtos, como móveis, peças decorativas, peças de arte, peças mecânicas, peças para construção, entre outros.
A possibilidade de criar produtos é quase ilimitada, e depende principalmente do tipo de ferramenta que você usa e do material que você está trabalhando. E esse é apenas um dos benefícios para esse tipo de equipamento.
Confere só algumas vantagens que se obtém ao trabalhar com uma CNC Router de qualidade:
  • Precisão: Uma CNC router é capaz de produzir peças precisas de forma repetitiva com alta precisão, graças ao controle numérico computadorizado.
  • Velocidade: A CNC Router é capaz de trabalhar rapidamente, cortando ou modelando materiais com precisão e rapidez.
  • Redução de erros humanos: O processo de corte é controlado pelo computador, o que minimiza erros humanos e garante uma qualidade consistente das peças produzidas.
  • Redução de custos: Uma router CNC pode produzir peças rapidamente e com alta precisão, o que pode reduzir os custos de produção ao longo do tempo.

O que deve ser considerado na escolha de uma Router CNC?

Hoje em dia, no mercado, existem diferentes tipos de router CNC cada uma com suas características. Por isso, é importante fazer pesquisas e comparar as opções antes de tomar uma decisão. Além disso, é recomendável conversar com usuários experientes e/ou consultar especialistas para obter uma opinião mais especializada.
Para decidir qual a CNC Router certa para o seu negócio, alguns fatores devem ser levados em consideração, como:
  • Tamanho da área de trabalho;
  • Qualidade da parte mecânica do equipamento;
  • Potência;
  • Software;
  • Manutenção.
Dentre as opções de Routers CNC, a AKAD se orgulha de oferecer um dos melhores equipamentos do mercado nacional: a linha Novacut Router Max.
Disponível em 3 opções de tamanho (200x300cm; 130x250cm e 120x120cm), a máquina possui diferenciais que se destacam de outros equipamentos. O motor spindle, por exemplo, é refrigerado à água. Isso traz uma durabilidade imensa se comparado aos equipamentos refrigerados com ar.
Além disso, traz o controlador DSP, o coração eletrônico do equipamento. Esse dispositivo controla todos os movimentos da máquina, sem a necessidade de um computador realizar a função. Isso resulta numa maior praticidade no processo, que se torna mais simples.
Quer saber mais detalhes sobre esse incrível equipamento? Entre em contato com nossos consultores e receba uma proposta personalizada.

por Akad

- 6557 visualizações

    Palavras-chave: Impressora para MDF, impressora para PS, plotter impressão de grande formato, impressora solvente, impressora plotter, maquina de sublimação, impressora banner, novajet, maquina de impressão digital, impressora uv led, impressora ecosolvente, impressora a

    Confira mais publicações: